Início » Com baixo custo de implantação, pastejo rotacionado pode aumentar produtividade do rebanho leiteiro

Com baixo custo de implantação, pastejo rotacionado pode aumentar produtividade do rebanho leiteiro

Você sabe por onde começar o “piqueteamento” do pasto da sua propriedade? Conhece as vantagens que este sistema pode proporcionar aos rendimentos do seu rebanho? Foram estas e outras respostas que o engenheiro agrônomo Marcelo Augusto Nogueira trouxe no Bom Dia Senar-MT desta quarta-feira (26).

Técnico de campo do Senar Mato Grosso, Nogueira falou que no Brasil utiliza-se três modelos de pastejo. No contínuo, o pasto não possui divisões e não oferece água ou sombra suficiente para o animal. No pastejo protelado, os animais ficam sete ou mais dias em uma divisão até serem manejados para outra divisão, e assim por diante. Já no pastejo rotacionado, que está ganhando bastante popularidade entre os produtores, as áreas são divididas em vários piquetes que são submetidos a períodos alternados de pastejo e descanso. Os animais ficam um dia em cada piquete. Assim, a tendência é de que o rebanho se alimente melhor e a área seja melhor utilizada.

Dentre as vantagens do

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online