Início » Câmbio de dupla embreagem em motos: como é pilotar?!

Câmbio de dupla embreagem em motos: como é pilotar?!

O câmbio de dupla embreagem já equipa carros esportivos desde o início da década de 2000. Nas motocicletas, a pioneira no mundo foi a Honda VFR 1200F, que, agora, completa 10 anos. Um modelo do tipo turismo esportivo, com motor V4 de 1.237 cm³ e 172,7 cv. Logo depois veio a versão Crosstourer VFR 1200X, ambas importadas oficialmente para o Brasil.

No início, o câmbio ainda apresentava lentidão e indecisão nas trocas de marchas, alimentando o estigma de inadequação para motos de alta performance.  De lá para cá, o sistema evoluiu com o avanço da eletrônica, apresentando maior rapidez e precisão.

No mercado nacional, a estradeira Honda Gold Wing 1800 Tour e o misto de scooter e moto X-ADV 750, utilizam o sistema, que está em sua terceira geração.

VEJA TAMBÉM:

Porém, a novidade é que o novo modelo big trail Africa Twin 1100, próprio para também encarar terra, tem a versão DCT (Dual Cluth Transmission) que utiliza o câmbio com dupla embreagem e foi confirmado para d

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Porque andamos por fé, e não por vista.
(2 Coríntios 5:7)
Bíblia Online