Câmbio de dupla embreagem em motos: como é pilotar?!
O câmbio de dupla embreagem já equipa carros esportivos desde o início da década de 2000. Nas motocicletas, a pioneira no mundo foi a Honda VFR 1200F, que, agora, completa 10 anos. Um modelo do tipo turismo esportivo, com motor V4 de 1.237 cm³ e 172,7 cv. Logo depois veio a versão Crosstourer VFR 1200X, ambas importadas oficialmente para o Brasil.
No início, o câmbio ainda apresentava lentidão e indecisão nas trocas de marchas, alimentando o estigma de inadequação para motos de alta performance. De lá para cá, o sistema evoluiu com o avanço da eletrônica, apresentando maior rapidez e precisão.
No mercado nacional, a estradeira Honda Gold Wing 1800 Tour e o misto de scooter e moto X-ADV 750, utilizam o sistema, que está em sua terceira geração.
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Porém, a novidade é que o novo modelo big trail Africa Twin 1100, próprio para também encarar terra, tem a versão DCT (Dual Cluth Transmission) que utiliza o câmbio com dupla embreagem e foi confirmado para d
Como fazer