Início » Banco Central perde batalha de defesa do poder de compra do Real

Banco Central perde batalha de defesa do poder de compra do Real

Ivanir José Bortot, jornalista especializado em finanças públicas e macroeconomia

Ivanir José Bortot*

O Banco Central conseguiu vencer os especuladores de câmbio com expressivos ganhos, mas perdeu a batalha da defesa do poder de compra do real. O Brasil teve, no governo de Jair Bolsonaro, a segunda maior desvalorização cambial do mundo. Só não ganhou da Venezuela. Os exportadores estão sendo favorecidos com ganhos maiores, mas o choque cambial no médio e longo prazo terá impacto sobre todos os preços da economia e comportamento futuro da inflação.

A autorização do Conselho Monetário Nacional (CMN) de repasse R$ 325 bilhões do resultado dos lucros do Banco Central (BC) neste primeiro semestre poderia ser um ato corriqueiro, a não ser pelo fato de onde veio o ganho deste dinheiro.

A mesa de operações de câmbio do BC conseguiu um ganho líquido de R$ 478 bilhões entre janeiro a julho de 2020 nas operações de compra e venda de dólar dentro de sua missão de evitar at

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online

 

Estados