Início » Sem combate à ferrugem asiática na soja, consumidor pagaria 10,6% a mais pelo óleo

Sem combate à ferrugem asiática na soja, consumidor pagaria 10,6% a mais pelo óleo

soja embrapa carlos lasaro 12 7 19
Carlos Lásaro/Embrapa

O não tratamento da ferrugem asiática pode resultar em queda de 30% na produção da soja. Essa redução na oferta, por sua vez, pode causar uma elevação nos preços da do grão de aproximadamente 22,9%. Com isso, os valores do óleo de soja ao consumidor teriam aumento de 10,6%.

Esses são resultados da última parte do trabalho realizado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal), que mensurou os impactos econômicos da incidência de pragas e doenças nas culturas de soja, milho e algodão (veja aqui as Partes 1, 2 e 3).

No caso do leite, segundo produto mais sensível a choques nos preços da soja, os valores ao consumidor poderiam subir até 4%; os da margarina, 3,1%; os do frango, 2,8%; os dos ovos, 2,6%; os da carne suína, 1,4%, e os da carne bovina, de 1,1%.

No caso do leite, segundo produto mais sensível a choques nos preços da soja, os valores ao cons

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online

 

Estados