Início » Transplantes de rim na Santa Casa salvam vida de criança e adolescente no Pará

Transplantes de rim na Santa Casa salvam vida de criança e adolescente no Pará

Uma criança de 10 anos, da cidade de Barcarena, no nordeste do Estado, e uma adolescente de 17 anos, de Belém, foram salvos pela equipe multiespecializada de transplante renal pediátrico da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP). Os procedimentos aconteceram durante o final de semana e na segunda-feira (13), em Belém. Ambos receberam um rim de um mesmo doador, uma criança que teve morte encefálica aos 8 anos.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Pará (CET-PA), da Secretaria de Saúde Pública (Sespa), explicou que todo o procedimento inicia com a prospecção da família de um doador morto e que, neste caso, foi ainda mais complicado por ser de uma criança. “É talvez o maior desafio do processo complexo de transplantes de órgãos, porque envolve as emoções irreparáveis de entes enlutados”, explicou Ierecê Miranda.

“Tudo inicia com a identificação de pacientes internados em UTIS (Unidades de Terapia Intensiva) com suspeita de morte e

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online