Início » Gastronomia de Chiloé, no Chile, usa fumaça para temperar peixes, batatas e frutos do mar - 23/05/2019 - Turismo

Gastronomia de Chiloé, no Chile, usa fumaça para temperar peixes, batatas e frutos do mar - 23/05/2019 - Turismo

Os passeios pelas ilhas de Chiloé dão pistas sobre o que o turista vai encontrar na mesa. 

A partir de barcos ou de mirantes em terra firme é possível ver tanques de cultivo de peixes e frutos do mar por todos os lados.

O Chile é o segundo maior produtor de salmão em cativeiro do mundo, atrás apenas da Noruega, e o maior exportador de mexilhões para a Europa, de acordo com a organização da ONU para agricultura e alimentação (FAO).

Boa parte da produção sai da região dos Lagos, onde está Chiloé. O arquipélago também é um grande produtor de batata: há mais de 200 variedades do tubérculo. 

Tudo isso vai parar nos pratos. As batatas viram pães, engrossam caldos, acompanham cozidos, são defumadas e assadas debaixo da terra ou no forno. 

“Criamos um receituário próprio, com uso de técnicas ancestrais”, diz Lorna Muñoz Arias, chef nascida em Chiloé e proprietária do restaurante Travesía, na capital do arquipélago, Castro (restaurantravesia.wordpress.com). 

P

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online