Início » Versão de Eduardo sobre AI-5 omite disputa interna da ditadura e confunde datas - 01/11/2019 - Poder

Versão de Eduardo sobre AI-5 omite disputa interna da ditadura e confunde datas - 01/11/2019 - Poder

A razão apresentada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) à jornalista Leda Nagle para a edição do AI-5 (Ato Institucional número 5, de dezembro de 1968) está longe de ser consenso entre historiadores e memorialistas do período.

Segundo o parlamentar, o AI-5 ocorreu em resposta a atos terroristas da esquerda armada.

O deputado omitiu o ato detonador e fundamental do AI-5, que deu aos militares a certeza de que estavam perdendo apoio político dentro do Congresso Nacional. Isso poderia arruinar os projetos de longo prazo da ditadura militar (1964-1985).

A crise começou em setembro de 1968 com um discurso, na tribuna da Câmara, do deputado Márcio Moreira Alves (1936-2009).

Indignado com a invasão do campus da UnB (Universidade de Brasília) por forças militares contra estudantes que protestavam pacificamente contra a ditadura, Alves pediu que as pessoas boicotassem os desfiles do 7 de Setembro que se avizinhavam e também que as mulheres evitassem se relacionar com m

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online