No Brasil, o problema da educação começa cedo. Cerca de 55% dos estudantes com idade acima dos oito anos apresentam níveis insuficientes de leitura e 54% revelam a mesma dificuldade em matemática. O baixo desempenho continua no 9º ano escolar, quando só 40% dos alunos aprendem o adequado em leitura e 21% em matemática.
Esse acúmulo de insuficiências, que vêm desde o ensino fundamental e desembocam no ensino médio, torna o trabalho dos professores ainda mais desafiador, o que resulta no alto índice de reprovação no primeiro ano do ensino médio.
“Inovação educativa não é fazer uma infraestrutura bonita para a escola, com piscina e quadra coberta. É lidar com esses dados para acelerar a transformação”, declarou Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas.
A educadora e colunista da Folha discursou na abertura da quarta edição do fórum Inovação Educativa, que o jornal realizou nes