Início » Weintraub fez chacota da China. Um neto de chinês não gostou e foi ao STF - 11/06/2020 - Mundo

Weintraub fez chacota da China. Um neto de chinês não gostou e foi ao STF - 11/06/2020 - Mundo

O ano é 1925. Com a China abalada por conflitos internos, o camponês Akit Wu, de 20 anos, deixa o vilarejo de Taishan, na província Guangdong, rumo ao Brasil.

Após três meses de travessia marítima, ele e o irmão, Aphou, aportam no Rio.

Instalado em Cordovil, bairro da zona norte da cidade, Akit trabalhou como feirante, cursou belas artes e passou a ganhar a vida como retratista em uma oficina de fotografia.

Akit se casou com uma paraense. O casal teve um filho único que, por sua vez, se casou com uma afrodescendente. Dessa união, nasceu o historiador Vinicius Gomes Wu, hoje com 40 anos.

Afro-sino-brasileiro, Vinicius Wu é o autor da notícia-crime que motivou a abertura de inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal) para apurar se o ministro da Educação, Abraham Weintraub, cometeu racismo ao publicar comentários jocosos contra chineses nas redes sociais.

A trajetória do avô, morto em 1991, inspirou a ação. Vinicius conta que lembrou, com tristeza, do velho Wu ao ler a post

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online