Início » Octaviano relançou Folhas em 1931 e ofereceu assinaturas em troca de café - 13/09/2021 - Folha 100 anos

Octaviano relançou Folhas em 1931 e ofereceu assinaturas em troca de café - 13/09/2021 - Folha 100 anos

Em janeiro de 1931, era possível pagar uma assinatura da Folha da Manhã com café. Um fazendeiro precisava apenas despachar a mercadoria de trem até São Paulo para receber o jornal na varanda. Em preços da época, uma saca de 60 quilos quitava dois anos de assinatura.

A novidade surgiu poucos dias depois que Octaviano Alves de Lima assumiu o controle da empresa responsável pelo jornal. Produtor de café em Campinas, o novo dono queria ser um porta-voz dos interesses do setor. "Fazendeiros!", dizia o anúncio. "Assinem os jornais que defendem a lavoura!"

Quando Octaviano chegou, restava pouco da empresa. Ela lançara a Folha da Noite em 1921 e a Folha da Manhã quatro anos depois, mas os dois jornais estavam fora de circulação desde outubro de 1930, quando apoiadores da revolução que levou Getúlio Vargas ao poder depredaram sua sede na capital.

O fazendeiro participara das articulações políticas que tinham garantido adesões ao movimento entre os paulistas e via com otimismo os n

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online