Onze anos após estabelecer a maior hegemonia de títulos brasileiros na história, com três conquistas seguidas, o São Paulo encolheu diante dos rivais.
Com menos taças que seus adversários regionais —Corinthians, Santos e Palmeiras— desde o seu auge, na primeira década do século, o clube do Morumbi acumulou perdas em receitas e não ostenta mais o rótulo de clube modelo.
Após a conquista dos três títulos nacionais seguidos, o São Paulo faturou R$ 64 milhões (valores atualizados) em 2009 com patrocinadores e brigava pela liderança nesse quesito com o Corinthians. Campeão paulista e da Copa do Brasil, o alvinegro de Ronaldo Fenômeno teve R$ 66 milhões (atualizados) de receita nesse ano.
Corinthians e São Paulo mantinham uma diferença abissal em comparação a Palmeiras (R$ 38 milhões, atualizados) e Santos (R$ 29 milhões, atualizados).
O cenário, agora, é diferente. Desde então, o São Paulo teve uma queda de 50% no faturamento com sua camisa. Conseguiu