Lontras cheiram mal, fazem muito barulho e são extremamente ativas. Têm dentes afiados e mandíbulas com força suficiente para abrir mariscos.
Mas, no Japão, onde hoje há mais de uma dúzia de “animal cafes” (cafés em que clientes interagem com animais) com lontras, elas viraram pets exóticos muito procurados.
Muitos cafés e pet shops vendem lontras para qualquer um. “A demanda e a popularidade são crescentes. Mas a oferta não acompanha”, disse um atendente em um café.
Elas também são cada vez mais comuns na Indonésia, Tailândia, Vietnã e Malásia.
É a internet que alimenta o “aumento logarítmico” da popularidade dela e de seu comércio, diz Nicole Duplaix, bióloga conservacionista da Oregon State University e co-presidente do comitê de lontras da União Internacional para a Conservação da Natureza.
“Vendedores anunciam online e pessoas postam fotos fofas de lontras. Isso difunde a ideia de que seriam ótimos pets, o que não é o caso”, diz Duplaix.