Início » Assentamentos do MST no Sul enfrentam gargalo nas vendas de arroz orgânico - 21/10/2021 - Comida

Assentamentos do MST no Sul enfrentam gargalo nas vendas de arroz orgânico - 21/10/2021 - Comida

As primeiras sementes de arroz agroecológico da próxima safra foram plantadas no dia 2 de outubro em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre, no solo do maior entre os 12 assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, que cultivam o grão no Rio Grande do Sul.

Dos cerca de 9.000 hectares do assentamento Filhos de Sepé, 1.600 são reservados ao arroz. O local tem ainda 5.000 cabeças de gado e a maior produção de hortaliças do estado.

"No assentamento, tinha o plantio do arroz convencional, mas como é uma área de proteção ambiental, os assentados tiveram que se adaptar. Alguns acabaram expulsos por não aceitar a proposta do orgânico", conta Ivan Carlos Prado Pereira, 37, técnico agrícola e presidente da Aafise, associação de moradores.

O cultivo do arroz orgânico começou a 80 km dali, em Nova Santa Rita, na virada para os anos 2000. Os sem-terra, assentados em áreas do estado nos anos 1990, descobriram na região condições favoráveis ao grão. A migraç�

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Internacional+do+Jovem+Trabalhador

Dia Internacional do Jovem Trabalhador

O dia 24 de abril é celebrado como o Dia Internacional do Jovem Trabalhador para valorizar a import...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
(1 Pedro 5:10)
Bíblia Online