Início » Uma semana com ariranhas, castanheiras e Buffon no Brasil pré-Cabral - 11/01/2020 - Mario Sergio Conti

Uma semana com ariranhas, castanheiras e Buffon no Brasil pré-Cabral - 11/01/2020 - Mario Sergio Conti

28 de dezembro. Alta Floresta, na fronteira de Mato Grosso com o Pará, teve dois ciclos econômicos em apenas 40 anos de história. O da mineração fez com que sua população chegasse a 100 mil almas. Como o ouro se exauriu, o ciclo da agropecuária sustenta 52 mil moradores.

O amarelo do brasão de armas da cidade, que tem até um leão rompante, simboliza os nove atributos do lugar: riqueza, esplendor, glória, nobreza, poder, força, fé, prosperidade, soberania.

Dos itens, o único evidente é a fé. São sete igrejas no caminho até o porto, católicas, protestantes, pentecostais e evangélicas. Afora elas, tudo está inacabado. São casas de tijolo sem reboco, lotes baldios, oficinas pela metade, paredes sem pintura.

Na uma hora de van até o rio Teles Pires, as terras desmatadas, plantações e pastos rareiam, enquanto a selva se adensa. São mais 40 minutos de barco na floresta fechada para chegar à embocadura do Cristalino.

29 de dezembro. O rio faz jus ao nome na temperatur

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online