Início » Trinta anos após queda do Muro de Berlim, polarização envelhecida ainda domina debates - 02/11/2019 - Jaime Spitzcovsky

Trinta anos após queda do Muro de Berlim, polarização envelhecida ainda domina debates - 02/11/2019 - Jaime Spitzcovsky

Trinta anos após a queda do Muro de Berlim, ocorrida a 9 de novembro de 1989, debates ideológicos resgatam a polarização excessiva responsável por delinear a bipolaridade da Guerra Fria.

Retornou, com intensidade, o embate clássico das cartilhas de esquerda e de direita, depois de, entre os anos 1990 e 2009, várias experiências terem tentado aproximar os polos ideológicos, com fortalecimento das chamadas posições centristas. 

Em outras palavras: desde a crise financeira internacional, no final da década passada, ressurgiu a radicalização do debate entre esquerda e direita.

Enfraqueceram-se iniciativas de amalgamar visões ideológicas concorrentes. Desbotaram arquiteturas de construção de agendas consensuais. 

No imediato pós-Guerra Fria, uma onda de euforia se espalhou. O fim da bipolaridade comunismo-capitalismo alimentou a ideia da prevalência de cenário modelado por expansão da democracia, processos de paz em conflitos regionais e disputas impulsionadas pela conqu

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação.
(Salmos 118:14)
Bíblia Online