Início » 'Dicionário dos Refugiados do Nazifascismo no Brasil' implora por versão eletrônica - 27/11/2021 - Elio Gaspari

'Dicionário dos Refugiados do Nazifascismo no Brasil' implora por versão eletrônica - 27/11/2021 - Elio Gaspari

A Casa Stefan Zweig publicou o "Dicionário dos Refugiados do Nazifascismo no Brasil", coordenado pelo historiador Israel Beloch. Estima-se que entre os anos 20 do século passado e o fim da Segunda Guerra, em 1945, tenham chegado a Pindorama cerca de 15 mil pessoas.

Muitos, judeus como Zweig, deixaram a Europa fugindo do nazismo. O Dicionário selecionou 500 personagens, contando suas vidas antes e depois da viagem.

Nas dobras do livro estão histórias de uma época em que se cruzaram a realidade de uma Europa desgraçada e a de um Brasil promissor.

Esses refugiados sacudiram as instituições científicas e a cultura do país. No mesmo navio que trouxe Stefan Zweig numa de suas viagens ao Brasil, veio o professor Friedrich Brieger, que aclimatou sementes de hortaliças europeias e se tornou um patriarca da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, de Piracicaba. O radiologista Carl Simon Fried esteve no campo de Buchenwald antes da guerra e chegou em 1940. Tinha fama, mas seu diplo

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Porque andamos por fé, e não por vista.
(2 Coríntios 5:7)
Bíblia Online