Início » Trinta anos depois da queda do Muro de Berlim “madgermanes” continuam a reivindicar direitos em Maputo

Trinta anos depois da queda do Muro de Berlim “madgermanes” continuam a reivindicar direitos em Maputo

O dia 9 de Novembro de 1989 marcou o fim de esperança para milhares de moçambicanos que viam na Alemanha do leste o seu El-Dorado.

Foi nesse dia que deixou de existir o Muro de Berlim, que dividia a Alemanha Oriental e Ocidental.

Passam 30 anos, mas Francisco Simbine continua a maldizer aquela data que o trouxe de volta a uma realidade que sempre temia.

“Nós vivíamos bem de tal forma que quando nos disseram que tínhamos que voltar, nem queria acreditar. Até fui um dos últimos a arrumar as minhas coisas no contentor” explicou.

Tal como Simbine, são milhares de moçambicanos para quem a reunificação alemã foi o pior acontecimento da sua vida. São chamados “madgermanes”, o mesmo que alemães.

Quarta-feira sim, quarta-feira, parte das principais avenidas da cidade do Maputo assistem aquela que é, provavelmente, a manifestação mais antiga do mundo.

Há 28 anos os antigos madgermanes, como são por cá chamados, marcham pelas ruas, empunhando bandeiras da antiga Alemanha do

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online