Início » De doenças respiratórias a câncer: os perigos da fumaça de queimadas - 23/09/2020

De doenças respiratórias a câncer: os perigos da fumaça de queimadas - 23/09/2020

Ao atender ao telefone, Kátia Vieira, 56, logo pede desculpas pela tosse que a acompanha ao final de quase todas as frases. Com bronquite alérgica, a moradora de Cuiabá tem sofrido fortes crises desde o começo dos episódios de queimadas na região do Pantanal. "Já costumo ter sintomas como tosse e falta de ar durante a época da seca, mas este ano está bem pior", conta.

Pela crise sanitária causada pela pandemia da covid-19, Kátia também sente medo de buscar ajuda no posto de saúde que fica próximo à sua casa e acabar se contaminando. "É um impasse. Como já sou do grupo de risco, tenho sobrepeso e problema respiratório, não quero me arriscar", afirma.

Confeiteira, ela diz já ter cancelado encomendas por não conseguir trabalhar, tamanho chega a ser o mal-estar que sente. "Às vezes, eu tusso tanto que vomito, coloco tudo para fora. A fumaça incomoda demais, sentimos o cheiro até dentro de casa. Mas como não abrir a janela com um calor de 40°C?"

Fumaça ocasionada pelas queimadas em avenida de Cuiabá - Carlos Valverde/Arquivo pessoal - Carlos Valverde/Arquivo pessoal

Avenida do bairro

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Porque andamos por fé, e não por vista.
(2 Coríntios 5:7)
Bíblia Online