Início » Nome social de crianças trans é negado em SP; mães vão à Justiça

Nome social de crianças trans é negado em SP; mães vão à Justiça

Quando saiu de casa no último dia 19 para ir ao Poupatempo, local em São Paulo que emite documentos, com o filho Nathaniel, de 15 anos, a professora Ana Paula Mazetto não poderia imaginar que começaria ali uma verdadeira jornada pelo direito de emitir uma nova cédula de identidade com o nome social do filho, que é um adolescente transexual. Apesar de estar com todos os documentos exigidos para o procedimento, ela teve o direito negado e saiu de lá sem o documento em mãos — procedimento que é facilitado por lei desde 2016.

Como ela, pelo menos outras sete famílias no estado de São Paulo também não conseguiram garantir o direito para seus filhos, crianças e adolescentes trans, e levaram o caso ao Ministério Público, que investiga "possível ilegalidade" na atuação do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, órgão da Polícia Civil responsável pelos registros no estado) por negar a inclusão dos nomes sociais nos documentos.

Universa conversou co

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online