Como o pneu funciona? Por que ele é preto? Entenda a tecnologia
Você não precisa ter um carro, necessariamente, para usar pneus no seu dia a dia: eles são indispensáveis em ônibus, motos, bicicletas e até mesmo aviões. O formato, claro, varia, mas a lógica por trás do objeto é a mesma: garantir aderência (e, por tabela, segurança) e conforto para os variados tipos de veículos.
O conceito remete à época de sua invenção. Criados pelo veterinário escocês John Boyd Dunlop, em 1888, os pneus foram usados inicialmente para revestir rodas de um triciclo que o filho de Dunlop usava para ir à escola. É claro que nesses mais de 120 anos os pneus evoluíram muito e, para isso, usaram muita tecnologia em sua concepção.
Hoje a maioria dos pneus não utiliza mais uma câmara inflável separada em seu interior. Para se manter inflado, os pneus modernos se valem do atrito entre a sua parte mais próxima do centro, os chamados talões, e a roda. Essa parte do pneu tem em sua composição arames revestidos de borracha, que agem como uma
Como fazer
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
(1 Pedro 5:10)
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