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Como o comércio transatlântico de escravos explica o caminho do óleo até as praias do Nordeste

Mapa das duas viagens do alemão Hans Staden ao Brasil: em um dos percursos, ele aproveitou a Corrente Sul Equatorial para navegar do Golfo da Guiné até a costa brasileira

Mapa das duas viagens do alemão Hans Staden ao Brasil: em um dos percursos, ele aproveitou a Corrente Sul Equatorial para navegar do Golfo da Guiné até a costa brasileira

Foto: Divulgação / BBC News Brasil

Se o vazamento de óleo que atinge as praias do Nordeste tivesse ocorrido no início do século 19, navegadores que viajavam entre o Brasil e a África seriam capazes de palpitar sobre o local de origem do incidente.

Cartas náuticas daquela época já descreviam as principais correntes marítimas que operam na região — e que explicam o caminho percorrido pelo óleo até as praias brasileiras, no maior acidente a atingir o litoral do país em extensão.

As correntes permitiram que o Brasil dominasse o tráfico negreiro no Atlântico. Sozinho, o país recebeu 4,8 milhões de africanos escravizados, dez vezes mais do que os Estados Unidos e quase a metade de toda a população transportada à força para as Américas em quatro séculos.

E, se no passado as correntes favore

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