Início » Museu em Berlim "ressuscita" monumentos históricos controversos

Museu em Berlim "ressuscita" monumentos históricos controversos

Derrubada de esculturas polêmicas não é novidade entre os alemães, que ao longo das últimas décadas viram sua história ser reescrita pelas ruas diversas vezes. Uma mostra traz nova luz aos louros do passado.Muito antes de manifestantes em Bristol, Inglaterra, lançarem ao rio uma estátua do comerciante de escravos do século 17 Edward Colston, Berlim já discutia o que fazer com os monumentos de um passado complicado.

Cabeça de estátua de Lenin, de Nikolai Tomski

Cabeça de estátua de Lenin, de Nikolai Tomski

Foto: DW / Deutsche Welle

A pressão para tal, no entanto, não partiu das vítimas da opressão saindo às ruas, mas dos vencedores da opressão ocupando-as. Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, as potências aliadas estacionadas em Berlim ordenaram a remoção de monumentos que louvassem o caráter nacionalista e militar da Alemanha.

Recuperados e parcialmente restaurados, muitos deles estão agora expostos na Zitadelle Spandau, uma fortaleza do século 16 situada num bairro do oeste de Berlim, onde

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online