Início » Conflitos entre torcidas e cartolas do futebol têm explicações econômicas

Conflitos entre torcidas e cartolas do futebol têm explicações econômicas

São Paulo – As brigas entre torcidas e dirigentes de futebol podem ter razões econômicas. É o que sustenta um estudo sobre a economia do esporte, conduzido pelos pesquisadores Marcelo Griebeler e Diego Baldusco e publicado na Revista Economia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A questão central está na divergência de objetivos. A torcida delega para o dirigente do clube a produção de vitórias e resultados, mas o cartola nem sempre está preocupado com isso, e traz entre suas metas a necessidade de manter o orçamento do clube ou atrair mais sócios.

Isso explicaria, por exemplo, a venda de talentos do time em plena fase de produção de resultados. Os economistas montam um modelo da relação entre torcedores e dirigentes, para entender as as agressões a dirigentes, jogadores e técnicos de futebol e as invasões de campo protagonizadas por torcedores.

“Sob um ambiente de informação assimétrica, como é o caso no futebol brasileiro, onde existe pouca transparên

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Internacional+do+Jovem+Trabalhador

Dia Internacional do Jovem Trabalhador

O dia 24 de abril é celebrado como o Dia Internacional do Jovem Trabalhador para valorizar a import...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
(1 Pedro 5:10)
Bíblia Online