O novo ciclo de crescimento da VLI Multimodal, concessionária de ferrovias e terminais portuários, vai priorizar o chamado Arco Norte, entrando em novos mercados de cargas, como Mato Grosso e expandindo no Maranhão, disse ao Valor o presidente da companhia, Ernesto Pousada. Para isso, informou o executivo, esse plano prevê investimentos de R$ 15 bilhões ao longo desta década em novos trechos ferroviários que requereu junto a Estados dentro de novas regas regulatórias para o setor de ferrovias.
Três trechos, que somam mais de 1 mil km se destacam entre os quatro pedidos de autorizações que a VLI protocolou e que começam a passar pelo crivo técnico da ANTT (agência reguladora) e do Ministério de Infraestrutura. O maior deles é o de Água Boa a Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, com 508 km. O outro liga Chaveslândia (MG), na divisa com Goiás, a Uberlândia, com 276 km.
Esses dois pedidos geraram uma controvérsia com a Rumo, do grupo Cosan, que contesta, no Minfra, o conc