Início » Tias baianas do samba santista são homenageadas em dia dedicado a elas

Tias baianas do samba santista são homenageadas em dia dedicado a elas

A tarde desta quinta-feira (25) foi marcada por uma justa homenagem às 16 tias baianas do samba santista, em solenidade realizada no Teatro Guarany. O tributo fez parte das comemorações do Dia Estadual das Tias Baianas das Escolas de Samba de São Paulo, criado pela lei 15.148/2013.

A normativa exalta a força das mulheres que formam a ala das baianas, considerada uma das mais importantes de uma escola de samba. Apesar de não constar dos quesitos de julgamento, a ala é presença obrigatória em todas as agremiações, tanto por força do regulamento quanto pelo vínculo à tradição.

Carregada de simbologia, a ala das baianas representa o elo histórico entre o samba e as antigas Tias Baianas dos primeiros grupos de samba do início do século 20. A ala tem a função de aludir às origens afro-baianas do samba, elo tradicional que ainda mantém as escolas de samba unidas às suas raízes.            

“Essa é a primeira vez que comemoramos este dia com uma solenidade e

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online