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Por que o setor de gastronomia catarinense teve uma temporada pífia

O verão 2018/2019 ainda não acabou – vem aí o Carnaval – mas o setor de gastronomia de Santa Catarina já sabe que os números dessa temporada para a maioria das empresas serão iguais ou piores do que os do verão anterior. Pesquisa feita pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Santa Catarina (Abrasel-SC) apurou que de meados de dezembro até a virada do ano 47,5% dos empresários entrevistados perceberam aumento no fluxo de consumidores.

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Mas entre o início de janeiro e 17 de fevereiro, apenas 26% dos estabelecimentos tinham registrado aumento no fluxo de clientes e 55% enfrentaram queda. Entre os bares e restaurantes consultados, 74% tiveram estagnação ou queda no número de clientes.

Florianópolis, que depende mais dos turistas argentinos, foi o município mais afetado: 83% das empresas tiveram movimento igual ou menor do que no verão anterior. Conforme o presidente da Abrasel-SC, Raphael Dabdab, vieram mais paulistas e gaúchos

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