Início » Por dentro de um garimpo ilegal na Amazônia

Por dentro de um garimpo ilegal na Amazônia

No entanto, os conflitos entre as grandes empresas – mineradoras e colonizadoras – e garimpeiros se agravaram e, após uma década, o local decaiu. A área do garimpo foi incorporada a grandes propriedades rurais. A tensão e a violência voltaram a crescer. “Um dos fazendeiros fixou na entrada da vila uma porteira com cadeado, vigiada e operada por pistoleiros contratados. Essa situação de apropriação e de opressão durou anos e resultou em novos conflitos, muitos envolvendo chacinas e mortes”, conta Paes de Barros.

Interesses internacionais

Em tese apresentada em 2015, o professor Luiz Jardim de Moraes Wanderley, da Universidade Federal Fluminense, aclara que o ouro, diferentemente da maioria dos outros minérios, possibilita investimentos de pequeno e médio porte. Isso é possível pelo alto preço do metal, o beneficiamento simples, a baixa tecnologia exigida na prospecção, a facilidade para escoar, entre outros motivos.

Assim, por um tempo, todo subsolo das regiões ga

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Internacional+do+Jovem+Trabalhador

Dia Internacional do Jovem Trabalhador

O dia 24 de abril é celebrado como o Dia Internacional do Jovem Trabalhador para valorizar a import...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
(1 Pedro 5:10)
Bíblia Online