Início » Coleta da castanha resiste em integração ancestral com a floresta amazônica

Coleta da castanha resiste em integração ancestral com a floresta amazônica

Baliza, Volta Grande, Limão, Chico Lúcio, Abacate, Santa Rita, Beija-Flor. As “colocações”, trechos demarcados para a realização do trabalho de extração da castanha, são observadas no fluxo do rio até a chegada ao Igarapé Amazonas, que fica dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru. O extrativismo é permitido nos limites da área, assim como a caça para a subsistência e a derrubada de um número pequeno de árvores para a produção das canoas que serão utilizadas pelo grupo, tanto no dia a dia da coleta quanto no escoamento da produção no final da safra. O percurso da entrada do Igarapé Amazonas até seus castanhais mais distantes pode chegar a quatro dias.

O critério de antiguidade é respeitado, e as colocações passam de pai para filho. Quem herda uma área pode tanto reunir um grupo e trabalhar nela quanto permitir o uso por outros grupos, a partir do pagamento de uma quantia em dinheiro. Trilhas, aqui chamadas de “piques”, faze

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online