Início » Babinski: o artista plástico polonês que encontrou em Várzea Alegre inspiração para viver e fazer arte

Babinski: o artista plástico polonês que encontrou em Várzea Alegre inspiração para viver e fazer arte

Babinski: o artista plástico polonês que encontrou em Várzea Alegre inspiração para viver e fazer arte

Maciej Antoni Babinski é um artista plástico polonês, professor aposentado da Universidade Nacional de Brasília (UNB) e amante das artes, da cultura e das paisagens do sertão. Em 1991, movido pelo amor que sentia por Lídia, uma cearense que conheceu em Brasília, resolveu se mudar para o Ceará. Hoje, aos 90 anos, ele vive com a esposa no sítio Exu, distrito de Canindezinho, município de Várzea Alegre e observa das janelas de seu ateliê as vistas naturais sertanejas, que servem de inspiração para suas telas e gravuras.

Lídia foi a principal ponte que ligou Babinski ao sertão do Ceará. Depois de conhecer a família dela, ele também se apaixonou pelo povo, pelas paisagens e pela cultura de Várzea Alegre e resolveu morar ali. “A partir do momento que eu cheguei aqui a primeira vez, me impressionou a solidez do ambiente social familiar e a solidez da cultura rural.�

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online