Início » Fordlândia: a utopia que virou distopia no meio da Amazônia

Fordlândia: a utopia que virou distopia no meio da Amazônia

No final dos anos 1920, começou a circular uma notícia que parecia boa demais para ser verdade: Henry Ford — o dono da fábrica de carros americana e o homem mais rico do mundo na época — estava construindo uma fábrica de borracha no meio da Amazônia. Junto a ela, uma cidade americana perfeita para 10 mil pessoas e que levaria seu nome: Fordlândia. 

Mas de onde ele tirou essa ideia? Bem, o primeiro fator é a borracha: a Ford precisava de muita borracha para fabricar seus carros, já que mais da metade de todos os automóveis do mundo, na época, saíam de suas linhas de produção. Como a borracha fabricada nas colônias britânicas estava ficando cada vez mais cara, afinal elas detinham o monopólio desse produto e colocavam o preço que queriam, Ford pensou em obter as próprias matérias-primas. O Brasil era o local ideal para isso, já que tinha sido o líder mundial em produção de borracha algumas décadas antes. 

Fordlândia, vista do Rio Tapajós (Fonte: BBC/Reprodução)Fordlândia vista do rio Tapajós. (Fonte: BBC/Reprodu�

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online