Início » Escritora criou sociedade secreta só de mulheres

Escritora criou sociedade secreta só de mulheres

Uma mulher fascinante, libertária, mas cuja obra “A Rainha do Ignoto”, com o curioso subtítulo “Romance Psicológico”, ficou no esquecimento por muitas décadas.

A cearense Emília de Freitas foi uma das principais escritoras de sua época, ao lado de Francisca Clotilde e Úrsula Garcia. Fez parte da Sociedade das Cearenses Libertadoras, de caráter abolicionista, lutou contra a censura e as limitações impostas à vida das mulheres. Ela criou uma sociedade secreta de mulheres no ambiente patriarcal e conservador do Brasil no fim do século XIX. Com evidente ousadia e perspicácia, construiu personagens que transitaram entre mitos, espiritismo e parapsicologia.

“A Rainha do Ignoto” foi lançado em 1899 pela Typogra-phia Universal de Fortaleza, recebeu nova edição em 1980 e outra em 2000. Agora, a Editora 106 relança esse romance, que é o primeiro texto longo brasileiro, de literatura fantástica produzido por uma mulher no fim do século XIX.

A nova versão é comentada

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Internacional+do+Jovem+Trabalhador

Dia Internacional do Jovem Trabalhador

O dia 24 de abril é celebrado como o Dia Internacional do Jovem Trabalhador para valorizar a import...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
(1 Pedro 5:10)
Bíblia Online