Início » Em Minas, 90% da produção de cachaça é clandestina

Em Minas, 90% da produção de cachaça é clandestina

A cachaça é um dos produtos típicos de Minas Gerais. O Estado responde por 60% da produção nacional da bebida de alambique, conhecida popularmente como cachaça artesanal, equivalente a cerca de 250 milhões de litros por ano. Entretanto, na hora de levar o produto para casa, o consumidor deve ficar atento, já que 90% do mercado é dominado pelos produtores ilegais, que não seguem padrões de produção. “Consumir esses produtos pode representar risco para a saúde”, alerta o gerente de inspeção de produtos de origem vegetal do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Lucas Guimarães.

Ele explica que, como os produtos são clandestinos, não passam por nenhum controle. Dessa forma, o consumidor não sabe se são adotadas boas práticas de fabricação, manipulação, controle, monitoramento e armazenagem. “Logo, a matéria-prima tem qualidade questionável, pois não há responsável técnico. Dessa forma, podem ser encontrados na bebida produtos indesejáveis, como exc

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online