Início » Em dez dias, HPS registra três casos de intoxicação por lagarta

Em dez dias, HPS registra três casos de intoxicação por lagarta

Três casos de intoxicação por contato com a lagarta lonomia, conhecida popularmente como “taturana”, atendidos em dez dias no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, preocupam a instituição. Os insetos eclodem principalmente entre novembro e março e, em contato com humanos, podem causar hemorragias e insuficiência renal e do fígado e até levar à morte. Os pacientes são de Belo Horizonte, Esmeraldas, na região metropolitana, e Paraopeba, na região Central de Minas. Todos já receberam alta.

De acordo com Adebal de Andrade Filho, médico toxicologista do hospital, as lagartas estão presentes em todo o Estado e possuem uma toxina que, em rápido contato com a pele, pode provocar um quadro grave de envenenamento. “Elas geralmente ficam no tronco de árvores frutíferas, juntas, e se confundem com ele. Só o encostar é suficiente para transmitir o veneno, que tem uma ação importante no organismo”, explica.

Segundo Andrade Filho, os primeiros sintoma

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Internacional+do+Jovem+Trabalhador

Dia Internacional do Jovem Trabalhador

O dia 24 de abril é celebrado como o Dia Internacional do Jovem Trabalhador para valorizar a import...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
(1 Pedro 5:10)
Bíblia Online