Início » Atraso histórico em regularização fundiária ameaça encolher Parque Nacional de São Joaquim

Atraso histórico em regularização fundiária ameaça encolher Parque Nacional de São Joaquim

 

Décadas de atraso em regularização fundiária ampliam a pressão para que limites do Parque Nacional de São Joaquim sejam reduzidos no Congresso Nacional. A presença humana na reserva cresceu desde a sua criação. O Governo abriu espaço político para cortes semelhantes em outras unidades de conservação ao congelar mecanismos para regularização fundiária de áreas protegidas.

O Parque Nacional de São Joaquim foi criado há 60 anos. Até hoje não foram regularizados seus quase 50 mil hectares distribuídos na serra catarinense. Proprietários ou ocupantes legítimos de terras não foram totalmente indenizados para deixar seus limites e posseiros ilegais não foram removidos. Parques Nacionais são Unidades de Conservação de Proteção Integral onde a presença permanente de pessoas é vetada pela legislação.

Via Lei de Acesso à Informação, levantamos que 13,2 mil hectares de São Joaquim estão regularizados. Outros 5,2 mil hectares estão em regularização, especi

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online