Início » Seca no Rio Grande do Sul leva rios aos menores níveis em 80 anos

Seca no Rio Grande do Sul leva rios aos menores níveis em 80 anos

Os efeitos da severa estiagem que afeta o Rio Grande do Sul já são recordes. Dados de monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) sobre as cotas dos rios no Estado superam níveis mínimos identificados em outros momentos de seca e, em alguns locais, chega ao menor nível há quase 80 anos.

{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}

A situação crítica é observada sobretudo nos municípios gaúchos de Pedro Osório, Rosário do Sul, Itaqui, Muçum, Caxias do Sul, Cristal e Jaquirana, onde a CPRM possui estações de monitoramento. Em Santa Catarina, Tangará e Joaçaba apresentam condição semelhante.

"Alguns dos pontos mais graves estão no rio Uruguai, tanto pelo porte do rio quanto pela quantidade de municípios que ele banha", explica o gerente de Hidrologia da CPRM, Diogo Rodrigues da Silva. 

A escassez de chuva já afeta 70% dos municípios gaúchos e mais de 300 sinalizaram situação de emergência devido à seca. As perdas em safras como soja e milho são irreparáveis.

O geólogo alerta para os efeitos em

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online