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Investimento em hidrovias é gargalo para ampliar uso do modal no Rio Grande do Sul

As hidrovias representam uma importante opção logística para o Rio Grande do Sul. Entretanto, apenas 3% do transporte de mercadorias é realizado via barcaças e navios pelos rios gaúchos, principalmente no trecho entre Rio Grande e Porto Alegre via Lagoa dos Patos. Mesmo em meio aos contratempos causados pelo coronavírus, a perspectiva positiva de um maior aproveitamento das hidrovias anima o segmento no Estado.

Terminais portuários levam cargas de adubos, celulose e madeira, entre outros produtos

Terminais portuários levam cargas de adubos, celulose e madeira, entre outros produtos


RICARDO STRICHER/PMPA/JC

Declarada em março, a pandemia do coronavírus não afetou o transporte de mercadorias pela hidrovia da Lagoa dos Patos-Lago Guaíba-Rio Jacuí, cujos terminais portuários movimentam cargas de adubos, celulose, cevada, contêineres, madeira e derivados de petróleo. Na paz aparente das águas do Rio Grande do Sul, porém, digladiam-se, atualmente, duas correntes.

Em uma ponta aparece Rio Grande, ponta do funil de cargas hidroviárias de/para Pelotas, Port

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