Início » Insurreição do Crato (1831-1832) - História do Brasil

Insurreição do Crato (1831-1832) - História do Brasil

Graduada em História (Udesc, 2010)
Mestre em História (Udesc, 2013)
Doutora em História (USP, 2018)


A Insurreição do Crato foi um movimento ocorrido durante o período regencial do império brasileiro. Ele aconteceu como resposta à abdicação de D. Pedro I. O retorno do imperador à Europa, quando a nação ficou à espera da maioridade de D. Pedro II, provocou inúmeras rebeliões por todo o país. Foi um período de incertezas que gerou reações diversas. Uma delas ocorreu no Crato, interior do Ceará, entre os anos de 1831 e 1832.

O líder do movimento foi Joaquim Pinto Madeira, e as tropas que o seguiam lutavam, dentre outras pautas, pela restauração de Pedro I. Em seu movimento anularam a abdicação do imperador e deram início a um governo provisório para todo o Cariri. No entanto, o movimento acabou derrotado pelas tropas de Pedro Labatut, tendo seu líder preso, julgado e fuzilado. Para compreender o que levou à revolta e mesmo a formação da liderança de Pinto Madei

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online