Início » Concluído inventário do Massacre de Porongos

Concluído inventário do Massacre de Porongos

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concluiu o Inventário Nacional de Referências Culturais Massacre de Porongos (INRC), uma pesquisa inédita no estado que pretende reforçar a presença do negro na história do Rio Grande do Sul e contribuir para o processo de tombamento do sítio histórico.

O trabalho mapeou as referências culturais sobre o Cerro de Porongos, localidade do município de Pinheiro Machado, na região Sul, que entrou para a história da Guerra dos Farrapos. O local serviu de palco para um combate entre as forças imperiais e republicanas, onde foram surpreendidos e mortos quase todos os farrapos negros. A batalha também ficou conhecida como a “Surpresa” ou a “Traição” de Porongos, expressão cunhada por diferentes pontos de vista sobre o episódio.

Ainda não está definida a data de apresentação dos produtos que compõem o inventário. Faltam verbas para produzi-los em maior escala. Foram produzidos um CD contendo um gui

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online