Início » Mesmo após decisão do STF, caminhões são apreendidos em Pernambuco por não pagamento do Difal

Mesmo após decisão do STF, caminhões são apreendidos em Pernambuco por não pagamento do Difal

Grandes varejistas de e-commerce enfrentam problemas para entrega de mercadorias no estado de Pernambuco. De acordo com reportagem publicada na coluna Capital do Jornal O Globo, pelo menos 47 caminhões e notas fiscais de outros seis caminhões foram apreendidos ao entrar no estado por falta de pagamento do Difal, o diferencial de alíquotas de ICMS. A cobrança do Difal, porém, está proibida após decisão do Supremo Tribunal Federal em 24 de fevereiro de 2021.

Na ocasião, o STF decidiu por 6 votos a 5, que somente uma lei complementar poderá disciplinar a cobrança do diferencial de alíquota do ICMS (Difal) exigida por cada Estado da federação. A ação tinha sido movida pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), que se posicionou contrária à cinco cláusulas  do convênio com o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária).

Leia também: Cobrança diferencial de alíquota do ICMS pelos Estados é inconstitucional, decide STF

“Se não conseguirem g

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online