Defesa do Consumidor-Cidadão Digital: Boicote Ecológico
Defesa do Consumidor-Cidadão Digital: Boicote Ecológico, artigo de José Austerliano Rodrigues
[EcoDebate] Friedman (1999) apontou, em um dos primeiros estudos robustos na literatura sobre boicote na perspectiva do consumidor, a exemplo do boicote ecológico, que tem como motivação questões relacionadas ao meio ambiente. O principal objetivo do boicote ecológico é levar à mudança desejada da politização do consumo, assim, os boicotes podem ser descritos como uma arma econômica eficaz que os consumidores têm.
Com o desenvolvimento da tecnologia da informação e a proliferação das mídias sociais relacionadas à internet, hoje em dia é fácil chamar as pessoas para boicotar. Deste modo, os consumidores compartilham informações com sociedade sobre a razão pela qual as empresas ou países devem ser boicotados por meio do engajamento da politização do consumo nas redes sociais virtuais (PORTILHO, 2010; LOADER; VROMEN; XENOS, 2014; YENER, 2017; RODRIGUES, 2020-21).
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