Início » A relação entre mídia, direito e processo penal: uma análise a partir de casos emblemáticos

A relação entre mídia, direito e processo penal: uma análise a partir de casos emblemáticos

A sede pelo conhecimento e informação é um instinto natural do homem, que encontrou na mídia um instituto para saciá-la. Muitas vezes, porém, a mídia distorce fatos e dados para conseguir mais audiência, provocando os sentimentos e paixões da sociedade.

Pierre Bourdie afirma que os meios de comunicação em massa formam opiniões, não apenas informam os acontecimentos de forma imparcial, pois do modo como é exposto o fato, o telespectador/leitor é induzido a concordar com aquela informação (1997, p. 77).

Em sua obra, Sobre a Televisão, Bourdie assevera que as comunidades são divididas em campos, como o campo dos universitários, o campo dos historiadores, entre outros, e esses campos ou são dominados ou dominadores. Para ele, a influência que o campo da mídia exerce em outros campos ocorre por conta da “autoridade” que a televisão lhe confere, podendo afirmar que X é melhor do que Y sem precisar embasar essa opinião. 

O poder que a mídia exerce na sociedade de h

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online