Início » Escravo santista conhecido como Tebas é reconhecido arquiteto 200 anos depois

Escravo santista conhecido como Tebas é reconhecido arquiteto 200 anos depois

Praça da Sé em foto de 1880 de Marc Ferrez. A velha catedral de São Paulo está à direita / Marc Ferrez/Instituto Moreira Salles

Um escravo nascido em Santos ficou conhecido no Século XVIII por dominar o ofício de talhar pedras em formas geométricas para construções e criar projetos para edificações, principalmente religiosas, no centro da capital paulista. Em 2018, foi considerado oficialmente arquiteto pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo.

Na época, Tebas (Joaquim Pinto de Oliveira) foi o responsável ter ornamentado a fachada de endereços como a antiga igreja do Mosteiro de São Bento. Ele também ergueu o primeiro chafariz público da capital, o da Misericórdia, instalado na atual Rua Direita.

O chafariz ficou conhecido pelo apelido mesmo após sua morte, em 1811. A peça foi retirada após o processo de canalização de água, em 1886. Ele era ponto de encontro de escravos que iam buscar água para seus senhores.

De provável família africana (de quem,

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Internacional+do+Jovem+Trabalhador

Dia Internacional do Jovem Trabalhador

O dia 24 de abril é celebrado como o Dia Internacional do Jovem Trabalhador para valorizar a import...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
(1 Pedro 5:10)
Bíblia Online