O principal recurso para aumentar as vendas é a concessão de descontos, mencionada por 55% dos empresários
O principal recurso para aumentar as vendas é a concessão de descontos, mencionada por 55% dos empresários| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Entre os empresários brasileiros, 86% esperam que as vendas da Black Friday de 2019 sejam iguais ou maiores do que as do ano passado, aponta pesquisa da Boa Vista. Ao todo, 39% esperam que o faturamento com a data seja superior ao de 2018, enquanto 53% estimam que a receita seja igual. Apenas 8% acreditam que as vendas sejam menores.

O otimismo é maior entre os empresários da Indústria e dos Serviços. Em ambos os setores, a expectativa de 57% é de aumento no volume de vendas, enquanto 28% e 31%, respectivamente, projetam resultado igual ao de 2018. No Comércio, por outro lado, 44% dos empresários esperam crescimento nas vendas, enquanto 39% enxergam um volume igual ao do ano anterior.

Com relação ao faturamento, o mais otimista é o setor de Serviços, com 44% dos empresários esperando aumento na comparação com 2018. No Comércio