Início » O movimento negro do século XXI avança na agenda

O movimento negro do século XXI avança na agenda

Às vésperas de completar seu segundo ano de existência, no dia 11 de agosto de 2020, a Coalizão Negra por Direitos protocolou o 56º pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Naquele momento, o país ultrapassava as 100 mil vidas perdidas para a covid-19.

O documento é histórico. Foi a primeira vez, na história brasileira, que o movimento negro registrou, formalmente, um pedido de impeachment de um presidente da República. Mais de 100 entidades e 600 pessoas físicas assinaram o documento, que nunca saiu da gaveta do ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do atual, Arthur Lira (PP-AL).

O episódio é um marco para a organização, que se articula desde março de 2019, mas que foi apresentada em um grande evento no dia 29 de novembro de 2019, em São Paulo (SP). Hoje, mais de 250 movimentos ligados à defesa dos direitos de negras e negros estão filiados à Coalizão, que mantém articulações em todo o território

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online

 

Estados