Início » Casos de raiva bovina reascendem alerta no RS

Casos de raiva bovina reascendem alerta no RS

Criadores de gado do Centro Sul do Rio Grande do Sul estão preocupados com casos de raiva bovina registrados nos últimos dias. De acordo com a Secretaria da Agricultura do Estado foram confirmados ao menos cinco casos da doença em Barão do Triunfo. As localidades informadas são Serra do Herval e Zona dos Pachecos. Os casos foram confirmados por meio de exames.

No ano passado foram registrados casos de raiva bovina nos municípios de Camaquã, Arroio do Tigre, Chuvisca, Encruzilhada do Sul, Gramado, Itati, Pantano Grande, Riozinho, São Borja, São Lourenço, Tapes e Três Forquilhas. Em Barão do Triunfo o último surto, com cerca de 150 casos, foi registrado há 7 anos. 

A raiva bovina é transmitida pelos morcegos hematófagos. O contágio geralmente ocorre por inoculação da saliva dos animais infectados, mas é possível contrair pelo contato com o sangue e saliva em mucosas. Na região, atualmente, são conhecidos 24 refúgios do morcego (locais onde os mamíferos habitam

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online