Início » Disputa entre EUA e China reforça estratégia empresarial de redistribuir produção

Disputa entre EUA e China reforça estratégia empresarial de redistribuir produção

China e Estados Unidos, os dois gigantes da economia global, vivem nos últimos anos um ambiente que tornou as relações ainda mais agudas. A era Donald Trump aprofundou o clima de animosidade e a troca de acusações. A pandemia foi o empurrão para amplificar as desconfianças.

O tensionamento desencadeou mudanças de estratégia das multinacionais, principalmente as americanas, que tinham na China seus principais centros de abastecimento. Com cautela, algumas empresas começam a estudar formas de redistribuir sua produção para outros países – tanto na própria Ásia quanto no continente americano.

O processo tem sido gradual porque a China é, desde o início da pandemia, um dos países com a economia menos comprometida pela desaceleração global. O país asiático cresceu 1,8% em 2020, enquanto a retração global, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), foi de 4,2%.

Agora, com o agravamento da crise energética, que tem interrompido as

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online