À mesa com uma inspeção do Ministério do Educação. O relato de uma professora sobre as angústias da avaliação
A inspeção veio à minha escola – uma escola TEIP, ou seja, localizada num território educativo de intervenção prioritária – e, por ordem do senhor Diretor, fiz parte do grupo de professores a quem foi requerida uma entrevista de cerca de uma hora com duas excelentíssimas senhoras inspetoras do Ministério da Educação.
Hum, que medo! – sussurraram os colegas em geral. Primeiro, também eu senti a preocupação que tamanha responsabilidade implicaria mas depois, com regozijo e talvez alguma inconsciência, pensei: Se querem saber como conseguimos levar a bom porto a tarefa ingrata e tantas vezes inglória de ensinar e avaliar alunos para quem a escola é quase a última das suas prioridades, vou com todo o gosto… Sejam muito bem-vindas! Confesso que fiquei quase feliz. Afinal, havia quem quisesse saber de nós, professores diariamente no terreno, após dois anos infernais de pandemia…
Mas não era bem isso. A reunião visava sobretudo obter inform
Como fazer
O Senhor é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação.
(Salmos 118:14)
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