Início » Aprender lugares -- A Mangueira e o Dragão do Mar

Aprender lugares -- A Mangueira e o Dragão do Mar

Na última segunda-feira a Mangueira cantou: "Não veio do céu / Nem das mãos de Isabel / A liberdade é um Dragão no Mar de Aracati". Era de Chico da Mathilde que falavam. Sei disso porque fui ao Rio ver o desfile e realizar o sonho do meu irmão: ver uma noite de carnaval na Marquês de Sapucaí. O professor da Universidade Federal de São Carlos Campus Araras, Anselmo Calzolari, me explicou certa vez que há três tipos de educação; a formal que se faz na escola e em outras instituições de ensino, a não-formal que se faz com a intenção de educar apesar de não emitir certificado e a informal que se faz sem a intenção direta de transmitir um conhecimento específico. Museus, exposições e memoriais são meios não-formais de educação. Esses lugares têm o propósito de ensinar sobre algo embora não certifiquem seus visitantes.

Dragão do Mar. Imagem: Reprodução Revista Illustrada, Rio de Janeiro, 1884, v. 9, n. 376, p.1. Acervo da Biblioteca do Senado Federal (Brasil).

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Internacional+do+Jovem+Trabalhador

Dia Internacional do Jovem Trabalhador

O dia 24 de abril é celebrado como o Dia Internacional do Jovem Trabalhador para valorizar a import...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
(1 Pedro 5:10)
Bíblia Online