Início » Gente que alimenta gente: O povo do milho

Gente que alimenta gente: O povo do milho

Por Nadiella Monteiro

Os milhos são muitos, como Minas. E mais.

Quando cheguei à Gonçalves naquele novembro brumoso de 2016 não imaginava encontrar tantas cores numa espiga. Milhos coloridos eram os peruanos, ou mexicanos, todos estrangeiros e distantes, perdidos no tempo e na máquina homogeneizadora do agronegócio. Perdidos por aí, mas achados pela Virgínia que, em princípio interessada na palha colorida para o seu artesanato, descobriu um tesouro guardado pelos agricultores naquele pedaço da Mantiqueira.

Virgínia trouxe, de volta ao presente, e de presente, o milho crioulo branco tão pleno de passado para a família da Mariana. Foi na cozinha da sua casa que comecei a ouvir as histórias sobre o milho, sentindo o cheiro do João Deitado assando, enrolado em folha de bananeira e envolvido nos perfumadíssimos ramos de funcho: Mariana contava, com olhos marejados, das lembranças de seu avô e de seu pai, plantando e colhendo o milho branco, com o que faziam canjica e aliment

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online