Início » Lázaros e Lazaretos em Sergipe Del’ El-Rey (por Antonio Samarone)

Lázaros e Lazaretos em Sergipe Del’ El-Rey (por Antonio Samarone)

A primeira referência sobre a lepra em Sergipe encontra-se na obra “A Morféia no Brasil (1882)”, do ilustre leprologista sergipano, Presidente da Academia Nacional de Medicina, Dr. José Lourenço de Magalhães: “Raríssimos são os casos de lepra em Sergipe, existem alguns casos isolados em Estância e em Itabaiana”.

Em 1933, oito casos foram identificados; em 1934, oitenta e nove doentes e em 1937, o número de casos notificados já tinha ultrapassado aos duzentos.

Com a elevação do número de casos, a lepra, desconhecida em Sergipe nos três primeiros séculos da colonização, tornou-se um problema de Saúde Pública a partir das primeiras décadas do século XX. Antes, a doença não era notificada.

Em 19 de janeiro de 1939, através do Decreto nº 167, foi criado o Serviço de Profilaxia da Lepra”, vinculado ao Departamento Estadual de Saúde Pública. O Serviço Nacional da Lepra só seria criado em 1941.

Uma ressa

Ver Notícia Completa

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Internacional+do+Jovem+Trabalhador

Dia Internacional do Jovem Trabalhador

O dia 24 de abril é celebrado como o Dia Internacional do Jovem Trabalhador para valorizar a import...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
(1 Pedro 5:10)
Bíblia Online